Image2

El Niño está chegando para mudar o clima no mundo, alerta INMET



Após cerca de 3 anos, o La Ninã chegou ao fim e o El Niño já está batendo na porta, o que provavelmente vai alterar os padrões climáticos da Terra e ter consequências preocupantes.


O El Niño Oscilação Sul (ENSO) é um fenômeno que acontece no Pacifico e descreve padrões de flutuações climáticas do oceano capazes de afetar o clima global, como o regime de chuvas, temperaturas, incidência de furacões e até mesmo a distribuição de peixes. Ele refere-se a duas situações: uma fase onde acontece o aumento das temperaturas do Pacifico, o El Niño, e uma de resfriamento, o La Niña, que afetam o planeta de formas diferentes. 


De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o Lá Niña chegou ao fim em fevereiro, e agora a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) do EUA deu uma atualização apontando que o fenômeno contrário está se aproximando, devido ao aumento da média de temperatura da superfície do Pacifico Tropical. A nota confirma os avisos anteriores da Organização Meteorológica Mundial (OMM).


Olhar Digital

Postagem Anterior Próxima Postagem