Diante dos ataques e atentados criminosos que ocorreram no Rio Grande do Norte nestas terça (14) e quarta-feira (15), os prefeitos de Natal e Mossoró, Álvaro Dias (Republicanos) e Allyson Bezerra (SDD), iniciaram uma série de ações em conjunto com a governadora Fátima Bezerra (PT), para coibir e combater os atos violentos. Em um gesto nobre, pensando no bem-estar dos potiguares e deixando as ideologias e diferenças políticas de lado, os chefes de executivo das duas maiores cidades do Estado colocaram seus efetivos de defesa municipal à disposição das forças de segurança pública do RN.
“Estamos atentos aos ataques que tem acontecido em todo o Rio Grande do Norte e colocamos a Guarda Municipal de Natal à disposição do Estado, para atuar conjuntamente no que for possível”, afirmou Álvaro, destacando que os guardas municipais têm garantido todo apoio à Polícia Militar nas atividades de reforço à proteção das linhas de ônibus em circulação e ainda nos terminais das empresas que atuam no sistema de transporte coletivo natalense.

Em reunião com Fátima Bezerra, na manhã desta quarta, as secretárias municipais de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) e de Defesa Social e Segurança Pública da Capital (Semdes), Daliana Bandeira e Sheila Freitas, definiram as estratégias de proteção e suporte necessários para que o transporte coletivo na Região Metropolitana fosse garantido.
Ficou acertado que seria realizada operação ostensiva nas principais vias da cidade, dando maior suporte em garagens e pontos de grande fluxo da frota de ônibus urbanos. Também ficou certo durante a reunião, que contou com a participação de representantes dos sindicatos dos Rodoviários (Sintro) e das Empresas de Transporte Urbano (Seturn), que uma frota de 47 ônibus, de 11 linhas distintas, começaria a circular em Natal ainda no meio da tarde.
“Estamos mobilizados, realizando ações efetivas que reduzem o número de ataques. Temos também a cooperação das forças policiais da Paraíba e do Ceará, atuando nos locais que fazem divisa com o Rio Grande do Norte. Portanto, é mais um reforço que nós passamos a ter, para que a gente avance cada vez mais, no combate sem trégua à violência, para restabelecer a normalidade”, disse a governadora Fátima.
Em Natal, foram suspensos expedientes nas unidades básicas de saúde (UBSs), policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além dos pontos extras de vacinação que funcionam nos shoppings centers do Midway Mall, Via Direta, Partage Norte Shopping e Parque das Dunas. Já os serviços da Rede de Urgência e Emergência (UPAS, maternidades, Unidade Mista de Mãe Luiza, Centro Odontológico Morton Mariz e os Hospitais) funcionaram normalmente.
“Estamos 100% dedicados à proteção dos mossoroenses”, diz Allyson
Em Mossoró, segunda maior cidade do Estado, o prefeito Allyson Bezerra iniciou diálogo com a governadora Fátima Bezerra para uma atuação conjunta das forças de segurança municipal e estadual, para restabelecer a paz no município. E reforçou as operações ostensivas com as equipes da segurança municipal, para a defesa de prédios e veículos públicos e privados.
“Fizemos uma série de ações com nossas secretarias municipais de Segurança e de Trânsito e abrimos diálogo com as forças de segurança pública do Estado do Rio Grande do Norte, trabalhando de forma conjunta. Desde a manhã de terça, estamos 100% dedicados a planejar e adotar estratégias para proteção dos mossoroenses. Os resultados desse trabalho são positivos e agora, com a chegada da Força Nacional para trazer ainda mais tranquilidade para nossa cidade”, afirmou.
Allyson disse que a madrugada de ontem foi tranquila na cidade, mas, mesmo assim, manteve suspensas as aulas na rede municipal de ensino, “para resguardar toda a comunidade escolar, do transporte coletivo, de serviços que usavam maquinário e os veículos, para resguardar o patrimônio público e a vida dos nossos servidores”.
Ele disse ainda que os mossoroenses foram “surpreendidos com uma série de ataques a veículos do município e da empresa de serviços urbanos que presta serviços à Prefeitura, que estavam sendo incendiados” na madrugada de terça e que, desde o momento em que tomou conhecimento do que estava acontecendo no Estado, sua gestão iniciou as primeiras diligências, de maneira efetiva, para garantir a ordem no município.
Com informações: Diário do RN